queda capilar - cabelo cacheado

Como acabar com a queda capilar: Saiba como resolver e as causas

maio 24, 2021Pedro

É muito frustrante quando percebemos a quantidade de fios que perdemos durante o dia a dia, principalmente na hora do banho, certo? É normal que os fios do cabelo cacheado/crespo caiam, mais se for em grandes quantidades, é necessário prestar atenção.

Foto por: @epedrohen

Se seu cabelo está tendo uma queda incontrolável, está demostrando que algo não está muito bem com a sua saúde. Nem sempre esse problema é resultado de fios que andam precisando de cuidados especiais, a saúde do cabelo começa de dentro para fora. Ou seja, quando há uma grande quantidade de queda capilar, a explicação pode estar no próprio organismo.

Ainda que seja comum a queda de alguns fios, levando em consideração que nosso cabelo está sempre renovando, é necessário abrir espaço para os novos fios crescerem, mas se mesmo assim você sentir a queda capilar do cabelo cacheado/crespo está fora de controle, pode ser necessário consultar um profissional especializado para entender o que está fazendo com que seu cabelo cai tanto.

Veja também: Como pentear o cabelo cacheado e crespo corretamente

Alguns fatores que ocorrem no nosso dia a dia, que nem sequer damos conta. Podem influenciar na saúde dos nossos fios, por isso devemos ter alguns cuidados para que assim a queda capilar fique mais controlada. Para isso você deve entender a rotina do seu cabelo, a maneira que ele é tratado durante o dia, assim ficará fácil identificar se o problema está na falta de cuidados ou é caso de um profissional.

Se mesmo você tendo uma rotina de cuidados capilares com seu cabelo cacheado/crespo, cuidando da hidratação, nutrição e reconstrução, seu cabelo ainda continua caindo? Nesse caso o melhor é procurar um especialista para identificar a causa da queda de cabelo. Umas das causas que muitos especialistas falam, é a má alimentação, que é pobre em vitaminas importantes para os fios.

Foto por: Getty Images

Agora vamos entender melhor as principais causas da queda capilar

Listei algumas causas que fazem com que o nosso cabelo caia muito, assim você poderá entender melhor a causa da queda capilar e identificar se irá necessitar de algum especialista na área.

Problemas emocionais

Nossas emoções tem bastante influência na saúde do nosso cabelo, por mais que muitos têm o costume de dizer que não. A forma como nos sentimos, podem fazer com que seu cabelo caia. As nossas emoções levam a geração de hormônios que causam a inflamação no folículo piloso, levando à queda do fio. Depressão, stress, transtorno de ansiedade e outras doenças, podem, sim, causar a queda capilar.

Química e mais química

É muito comum que mesmo depois de passar pela transição capilar muitos ainda procuram química para mudar a cor do cabelo ou até mesmo mudar o visual. Embora seja comum a queda dos fios, pode ocorrer de alguns produtos terem contato com o couro cabeludo, causando assim uma alergia muito forte, podendo fazer com que aumente a queda dos fios.

Falta de uma boa alimentação

Como já falei, a queda em grande excesso, pode estar ligado diretamente a sua alimentação. Ou seja, podem contribuir para uma piora da saúde dos cabelos, prejudicando seu crescimento e até causando a queda dos fios. É importante incluir alimentos que contem vitaminas para ajudar no fortalecimento da fibra capilar, para ajudar nessa parte, procure um nutricionista, certamente, irá melhorar sua alimentação, fazendo com que seus fios fiquem mais fortes.

Uso desregulado de anabolizantes e hormônios

Muitas pessoas usam anabolizantes e hormônios para ajudar no ganho de massa muscular, mas, sem levar em consideração os danos que podem trazer para a saúde, principalmente dos fios, quando é tomado sem acompanhamento de um especialista.

Como fazer com que seu cabelo caia menos? Descubra o que fazer!

Vimos as principais causas da queda capilar, agora iremos ver algumas dicas para diminuir a queda dos fios em grandes quantidades, assim você verá as principais soluções para esse problema.

Pentear o cabelo apenas no banho

Não é recomendado pentear o cabelo seco, pois além de quebrar os fios, pode deixa-lo franco e com risco de queda capilar. É sempre bom reserva alguns minutinhos no chuveiro quando o condicionador ou a máscara de tratamento estão agindo. Com a ajuda dos produtos os fios ficam mais maleáveis e os nós vão se desfazendo com o dedo mesmo e sem muito esforço.

Não forçar muito os fios

Se você tem o costume de prender seu cabelo principalmente nos dias mais quente. Lembre-se de nunca amarra ele tão forte, para que assim não fosse tanto a raiz e acabe arrancando os fios do seu cabelo. Sempre prenda de uma forma mais leve e com um elástico de tecido que não fragiliza tanto os fios.

Se alimente bem

Como já falei mais acima, uma má alimentação pode influenciar na saúde do seu cabelo. Não adianta você gastar em produtos caros se você não se preocupa com sua alimentação, o seu cabelo é o reflexo do que você come. Monte uma dieta rica em Ômega 3 (Salmão, sardinha, nozes, sementes de linhaça), Vitamina A (Cenoura, tomate, mamão), Vitamina C (Morango, laranja, limão, kiwi), Ferro (Beterraba, feijão, fígado) e Zinco (Sementes de abóbora, amendoim, amêndoa).

Produtos certos para seu cabelo

Hoje em dia existem muitos produtos indicados para seu tipo de cabelo e especialmente para a necessidade dos seus fios, podendo resolver qualquer problema. Vá em busca de produtos que forneçam tratamento para o que seu cabelo necessite.

Dê espaço entre uma lavagem e outra

Seu cabelo sendo muito oleoso ou não, é sempre bom dá um tempo entre uma lavagem e outra. Lavar o cabelo todos os dias pode deixar seu cabelo mais frágil, deixando mais vulneráveis. Portanto, se você tem o hábito de lavar o cabelo a cada banho, é bom repensar essa prática!

Veja também: Como acabar com o ressecamento do cabelo cacheado e crespo

Esperamos que com essas dicas tenham ajudado a entender melhor a queda capilar. Se mesmo com essas dicas a queda capilar ainda continuar, procure um especialista, para entender o que realmente está acontecendo com seu cabelo. Lembre-se sempre de ter uma rotina de cuidados diários com o seu cabelo, certamente evitará problemas futuros. Enfim, até o próximo post.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prev Post

Look total jeans: Saiba como usar no seu estilo - Dicas e inspirações

maio 10, 2021

Next Post

calça skinny

Como usar calça skinny masculina: Dicas e inspirações para usar agora

maio 27, 2021