7 dicas importantes para limpar a pele do rosto corretamente
como limpar a pele do rosto - Cuidados com a pele - Skincare masculino - Dicas de beleza

7 dicas importantes para lavar a pele do rosto adequadamente

agosto 2, 2021Pedro

É muito comum homens não terem uma rotina de cuidados com a pele, a maioria de nós nem sabe o que é uma rotina de cuidados com a pele, ou como limpar a pele do rosto adequadamente, passo a passo, e por que precisamos disso. 

como limpar a pele do rosto - Cuidados com a pele - Skincare masculino - Dicas de beleza




Foto de Ron Lach no Pexels

Certamente, não é nada fácil lavar o rosto, se você pensa que é só pegar qualquer produto e passar na pele, você está agindo de maneira muita errada e pode afetar diretamente no aspecto de sua pele. Devemos ter em mente que a nossa pele é constantemente exposta a agentes agressores, como o sol, a poluição e a poeira, e por esse motivo uma limpeza superficial não é o bastante para manter a pele do rosto limpa e saudável.

Quantas vezes por dia é recomendado lavar o rosto?

Alguns especialistas falam que o ideal é apenas uma vez por dia, se sua pele não for oleosa. A lavagem em excesso retira o óleo, que é um protetor natural, e pode deixar o rosto com sensação de repuxado e seco. Por outro lado, se sua pele for bastante oleosa é indicado lavar duas vezes ao dia, sendo assim, mesmo estando em casa, lave o rosto duas vezes ao dia com um sabonete líquido que limpa profundamente e elimina a oleosidade sem agredir a pele.

Lavar o rosto é dessas tarefas que acaba ficando no automático. Fazemos quase sem perceber e, muitas vezes, sem tomar os devidos cuidados. Às vezes, problemas como excesso de oleosidade e pele muito ressecada são resolvidos quando você muda os hábitos na hora de limpar a pele do rosto. E por isso está mais do que na hora de aprender corretamente como fazer a higiene da face.

Comece pelas mãos

Para iniciar o processo de limpeza de pele, é importante que você higienize primeiro suas mãos, pois ela será seu principal instrumento na hora de lavar o rosto, e por isso é muito importante que elas estejam limpas, assim manterá seu rosto longe de possíveis bactérias que de alguma maneira possam contaminar seu rosto.

Não se apresse e lave bem o rosto

Seu dia pode ser muito corrido, contudo, é importante que você reserve um tempinho para cuidar de sua pele. Cuidar da pele do rosto exige muita paciência e deve ser feito com muita calma e atenção, até mesmo na hora de massagear todo o rosto. Massageie levemente todo o rosto.

Água morna ou fria: um ótimo aliado para sua pele

O ideal é lavar a pele do rosto com água morna ou fria que tem um efeito revitalizador ótimo pra pele, além de fechar os poros e impedir que você fique com o rosto oleoso ao longo do dia. Não é recomendado lavar o rosto com água quente, a mesma, remove os óleos naturais saudáveis da sua pele e a agride.

Use produtos indicados para seu tipo de pele

Escolher o produto certo para realizar a limpeza de sua pele é fundamental para manter a saúde em dias e livre de bactérias. A escolha do produto certo limpa e purifica a pele, pois os agentes de limpeza e água funcionam com um ímã, captando e eliminando as sujeiras e impurezas do rosto.

Lave massageando o rosto

Enquanto o produto está sendo aplicado em sua pele, você deve massagear a pele, essa região do rosto é mais sensível do que as outras partes do corpo, por isso, ao lavar o rosto é importante não esfregar, mas massagear a face.

Seque o rosto

Depois de ter lavado o rosto, chegou a hora de secar, nessa etapa é importante escolher uma toalha limpa para evitar que bactérias contaminem o seu rosto, e prefira as de textura macia para não agredir a pele. Evite esfregar a toalha no rosto, passe com leveza.

Use um tônico

Chegamos ao último passo, que envolve passar um tônico facial depois de todas essas etapas. O tônico ajuda na eliminação da sujeira que fica nos poros, que algumas vezes o sabonete líquido hidratante não consegue eliminar.

como limpar a pele do rosto - cuidados com a pele masculina

Lavar um rosto parece uma atitude banal, mas seguindo todas essas dicas é possível se beneficiar desses hábitos de higiene. É sempre bom procurar um profissional para ajudar a entender melhor sua pele. Peça ajuda ao seu dermatologista antes de comprar cosméticos. Comprar por conta própria ou por indicação de uma amiga não é uma boa!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prev Post

lavar cabelo cacheado

Por que você não deve lavar o cabelo cacheado todos os dias

julho 5, 2021

Next Post

Autocuidado masculino

Autocuidado masculino: como adotar essa prática em sua rotina

agosto 5, 2021
Corte de cabelo masculino 2024 Calça Jeans masculina: Looks para usar Corte Fade Mullet: O Estilo do Momento! Tatuagem nas costas feminina Old Money: A estética “Rico Vintage”