Autocuidado masculino

Autocuidado masculino: como adotar essa prática em sua rotina

agosto 5, 2021Pedro

O autocuidado masculino é muito importante para a saúde mental e física do homem, fazendo essa prática é possível ter um melhor rendimento durante o dia a dia. Pensando no nosso bem-estar, trouxe algumas práticas que você pode adotar para se cuidar da melhor forma.

Autocuidado masculino


Foto de cottonbro no Pexels

É muito comum pensar em autocuidado masculino, e lembrar logo de um skincare. Uma rotina de alto cuidado vai muito além de um cuidado com a pele, envolve outras aspectos que podem ajudar a melhorar seu dia a dia. Como o ritmo de vida dita o processo de envelhecimento, muitas vezes é preciso dar um passo de lado para manter a saúde em dia e também o bem-estar.

O que é autocuidado? E porque em prática?

A palavra já está indicando o próprio significado: é quando você reserva um tempo para cuidar de si mesmo nos aspectos mental, físico, emocional e espiritual, também conhecido como um equilíbrio para manter a saúde e a qualidade de vida em foco. É muito importante tirar um tempinho para praticar o autocuidado na sua rotina, pois irá ajudar a melhorar seu rendimento no seu dia a dia, e consequentemente melhorar o seu estresse.

Praticar o autocuidado masculino, é uma das melhores coisas para melhorar seu dia. Se você usa muito sua mente e seu corpo é muito importante tirar um tempinho para cuidar de si mesmo, pois os dois precisam recarregar. E há diferentes maneiras de fazer isso ao longo do seu dia a dia, que vai melhorar sua saúde física e mental.

#1 – Alongamento

cuidados masculinos - autocuidado masculino



Foto de cottonbro no Pexels

Antes de praticar qualquer atividade física ou até mesmo quando iniciar seu dia, é importante que você faça alongamentos. Essa prática irá ajudar a ter um bom funcionamento no corpo, que, além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade, ajuda a ter uma melhor postura e elasticidade.  

#2 – Dormir bem

autocuidado masculino - dicas de beleza - como dormir bem
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Ter um tempo de sono adequado, pode prevenir várias doenças e também trazer muitos benefícios para você. A quantidade de horas que você deve dormir, vai depender de cada organismo, mas é recomendado cerca de 8 horas por dia. Esse é o momento de sua mente descasar, é importante que você evitar aparelhos eletrônicos antes de se deitar ou uma alimentação pesada, por exemplo. Uma noite mal dormida causa bastante estresse no dia seguinte e diminuem a capacidade de concentração.

#3 – Alimentação

autocuidado masculino: como ter uma boa alimentação
Foto de Michael Burrows no Pexels

Ter uma boa alimentação, é uma das melhores formas de cuidar de si mesmo. Nessa etapa é bom investir em alimentos que apresentam vitaminas necessária e seguida de uma qualidade nutricional boa. Ter um profissional para lhe auxiliar da melhor forma, a procura por um nutricionista vai lhe ajudar a ter a melhor alimentação possível.

#4 – Atividades físicas

autocuidado masculino: dicas para praticar atividades físicas
Foto de Savvas Stavrinos no Pexels

É muito bom para começar o dia ou terminar o dia, praticar atividades físicas. Ter esse habito vai ajudar a melhorar o condicionamento muscular e também cardiorrespiratório. Além de melhorar a qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.

#5 – Cuidados com a pele

autocuidado masculino: dicas de beleza - skincare masculino
Foto de cottonbro no Pexels

Dar os devidos cuidados a pele é essencial, mas muitas vezes essa atitude acaba passando despercebida durante a nossa rotina. A pele é a maior barreira contra as agressões do dia a dia, ou seja, ela nos protege das impurezas, dos raios de sol e de tantos outros contatos que acabamos tendo. Por isso, é sempre bom fazer uma rotina de cuidados com a pele, pois ajuda a garantir uma aparência mais jovem e saudável no futuro.

#6 – Manter uma vida social ativa e tranquila

autocuidado masculino: vida social, como ter uma
Foto de Helena Lopes no Pexels

Cultivar relacionamentos faz bem para a saúde, viva em harmonia com as pessoas e mantendo contato com amigos, familiares, etc. Ninguém vive sozinho, é importante manter um sistema de apoio de pessoas que você gosta e confia, isso também irá ajudar a manter a saúde mental tudo em dias.

#7 – Leia um livro

autocuidado masculino: porque ler um livro
Foto de Luis Quintero no Pexels

É sempre bom tirar um momento do seu dia ou até mesmo antes de dormir, pôr em prática a leitura pode te beneficiar, a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios. Deixe de lado a procrastinação e comece a ler seu livro preferido.

O autocuidado masculino é um processo constante, mas superimportante para que a nossa vida seja mais positiva. Fazer essas práticas melhora muito o seu dia, tenha em mente que você precisa tirar um tempinho para praticar esses hábitos importantes para a sua vida, isso ajudara a fazer com que você enfrente de cabeça erguida todos os seus problemas.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prev Post

como limpar a pele do rosto - Cuidados com a pele - Skincare masculino - Dicas de beleza

7 dicas importantes para lavar a pele do rosto adequadamente

agosto 2, 2021

Next Post

peças versáteis masculina

10 peças versáteis para ter em seu guarda-roupa masculino

agosto 16, 2021