skincare - vitamina, colágeno, ácido hialurônico, retinol e ceramidas

Skincare: Saiba as substâncias fundamentais para a pele do rosto?

julho 25, 2022Pedro

Se você ama ter uma rotina de skincare e tem bastante dúvidas de quais substâncias você deve procurar em cada produto, hoje vamos falar um pouco das substâncias contidas em cosméticos. No skincare da vida, tem vitamina, colágeno, retinol e ácido hialurônico. Todos devem saber que são ótimos para a pele, mas muitos não sabem exatamente a função de cada um.

Os cuidados com a pele e o corpo são essenciais e o bem-estar proporcionado por eles são cada vez mais compreendidos e divulgados. Afinal, o avanço da internet trouxe novas formas de compartilhar informações e tendência e, em meio a isso, surgiu a prática do skincare.

Sabemos a importância de ter uma pele bonita e saudável, evitando doenças e manchas que podem influenciar diretamente na sua autoestima. E o skincare é uma ótima maneira de cuidar da pele, e conseguindo entender o que realmente sua pele necessita, você pode obter ótimos resultados.

Então vamos entender a função exata de cada um, para poder entender o que a sua pele está precisando, hoje iremos falar de 5 substâncias, vitamina, colágeno, ácido hialurônico, retinol e ceramidas, que serão perfeitos para você ter uma rotina de skincare que traga muitos resultados bons.

Veja também: 4 máscaras faciais caseiras para você testar em casa

Qual a importância da Vitamina?

Não é segredo para ninguém que as vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo e a pele! Por isso, para manter a pele saudável e bonita, separamos 4 dos mais importantes para inserir na sua rotina. A função principal da vitamina é antioxidante, é também muito conhecida como energizador de pele. Temos a vitamina A, C, E e B3.

A vitamina A, impede o exagero do sebo nas peles, e impede os fatores que aumentam a probabilidade de ter espinhas. Essa vitamina é essencial para a melhora das espinhas, é importante passar protetor solar depois de passar produto que contém vitamina A.

A vitamina C, é uma das mais ricas em antioxidantes eficientes para o corpo, tendo um papel bem importante na recuperação das células danificadas, essa vitamina é perfeita para melhorar a pigmentação da pele, ou seja, é ótimo para manchas, melasma, espinhas.

A vitamina E protege a pele do envelhecimento por exposição ao sol, ele mantém a barreira natural da pele, estava estudando sobre as vitaminas e vi que as propriedades antioxidantes da vitamina melhoram a defesa contra os radicais livres criados pelos raios ultravioleta, o que a torna um excelente aliado da proteção solar e prevenção das rugas e manchas causadas, a longo prazo, pelo sol. 

A vitamina B3 é uma excelente aliado da beleza e hidratação da pele. Ela ajuda a reter a água na derme, reforçando a sua barreira natural contra as ações dos agentes externos, fazendo com que a pele fique mais resistente e impermeável a resíduos que podem causar inflamação, rugas e flacidez. 

Qual a importância do Colágeno?

O colágeno é ótimo para a elasticidade, firmeza e hidratação da pele, sem o colágeno, a pele envelhece fácil. Isso acontece porque seus ligamentos atuam como uma espécie de adesivo entre as células, mantendo o tecido cutâneo unido. Vamos ver os sintomas na falta de colágeno: linhas de expressão, rugas e envelhecimento da pele e calvície.

Consequentemente, quanto menor é a concentração de colágeno na pele, mais visíveis serão as alterações no contorno e nos sulcos da face. Além disso, a flacidez começar a atingir também o pescoço, e acaba se espalhando para o resto do corpo.  

Em muitos casos, a redução do colágeno também aumenta a probabilidade do surgimento de estrias, já que o tecido que forma a pele perde a resistência e pode se partir mais facilmente do que em uma derme mais forte e protegida.

Qual a importância das Ceramidas?

As ceramidas são as principais habitantes da camada mais externa da epiderme – também conhecida como estrato córneo. Elas são lipídios, ou seja, gorduras, que tem a função de formar um revestimento na pele, ajudando a protegê-la das diversas agressões externas. Na falta de ceramidas, podem surgir dermatite, pele ressecada ou até eczema. Se está sentindo sua pele ressecada é muito associado à falta de ceramidas.

O papel principal da ceramidass na pele, é manter uma pele bonita e saudável, é necessário preservar os seus níveis de hidratação e a principal função das ceramidas é, em conjunto com outros lipídios, formar a camada hidrolipídica, também conhecida como barreira cutânea, para impedir a perda de hidratação da pele, já que gordura e água não se misturam.

Benefícios das ceramidas

– Restaurar a barreira da pele;

– Proteger a pele de agressores externos;

– Ajuda a tratar condições inflamatórias da pele;

– Deixa a pele mais hidratada.

Qual a importância do Ácido hialurônico?

Além de contribuir para a saúde da pele de um modo geral, o ativo retarda o aparecimento dos sinais do envelhecimento, minimiza marcas de acne e ainda pode ser usado para harmonizar alguns traços do rosto e rejuvenescer as mãos. O ácido hialurônico fornece hidratação para a pele, então ele reforça a firmeza e a saúde da pele. Na falta dessa substância na pele, a pele envelhece mais rápido, fazendo com que piore as olheiras e diminui a cor da pele.

Dessa forma, devido às suas propriedades, o ácido hialurônico pode ser indicado para ser aplicado na pele, para ajudar a suavizar as rugas, linhas de expressões ou outros problemas que surgirem em sua pele.

Benefícios do ácido hialurônico

– Promover o rejuvenescimento da pele;

– Manter a pele hidratada e reduzir a pele seca;

– Melhorar a elasticidade da pele;

– Diminuir a flacidez;

– Reduzir as rugas e linhas de expressão;

– Preenchimento labial;

– Reduzir olheiras;

– Corrigir cicatriz profunda causada por acne;

– Ajudar na cicatrização de úlceras crônicas na pele;

– Aliviar a dor de aftas ou úlceras na mucosa da boca.

Qual a importância do Retinol?

O retinol é o nome químico da vitamina A, é um grande aliado na redução de rugas e linhas de expressão, tanto na região facial quanto na área dos olhos. O ativo tem inúmeros benefícios para a pele, como renovação celular, redução de rugas profundas e melhora da textura e firmeza da pele pelo estímulo da síntese de colágeno.

Essa substância que promove a renovação celular, impulsiona a produção de fibras que ajudam a manter a saúde da pele como o colágeno e elastina. Por isso, esse derivado da vitamina A é muito famoso por sua ação na elasticidade e firmeza da pele, além de promover uma ação rejuvenescedora e de preenchimento em peles que sofrem com a flacidez.

Veja também: 05 hábitos errados que pioram as espinhas e prejudicam a pele

Se você mal conhece essas substâncias contidas nos cosméticos e já está caindo de amores por cada um, chegou a hora de incluir eles na rotina de skincare! Essas substâncias podem ser encontradas em muitos produtos de cuidados com a pele do rosto. Uma boa dica é procurar um especialista para ajudar a entender qual substância sua pele necessita. Enfim, até o próximo post.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prev Post

Tatuagem na mão masculina

+60 inspirações de tatuagem na mão para você fazer a sua

julho 18, 2022