cabelo cacheado masculino - alecrim no cabelo

Tudo sobre os benefícios do alecrim no cabelo – E outras dicas caseiras

julho 11, 2022Pedro

Muitas pessoas tem buscado a eficácia do alecrim no cabelo, o alecrim não é só uma erva usada para temperar comida, muitos benefícios do alecrim no cabelo podem deixar seu cabelo mais saudável e hidratado por mais tempo.

A princípio, usar alecrim no cabelo pode parecer algo estranho, mas que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde capilar. Nós amamos pesquisar dicas de como cuidar das nossas madeixas de uma maneira natural e saudável, sem agredir o cabelo. Já desvendamos por aqui os benefícios da babosa e agora temos uma nova descoberta para compartilhar com você, leitores: os benefícios do alecrim para o cabelo. 

Sabemos que o alecrim é muito procurado para ajudar no crescimento e no controle da queda dos fios. Se você ficou curioso em saber se o alecrim no cabelo realmente funciona ou se os benefícios do alecrim no cabelo são reais ou mito? E como fazer o melhor uso para ter bons resultados? Hoje preparamos um post completo para desvendar todas as propriedades dessa planta.  

Quais são os principais benefícios do alecrim no cabelo?

O alecrim é uma planta medicinal, repleta de vitaminas e ativos benéficos como cálcio, magnésio, ferro, zinco, vitaminas A, C e B6. Todos esses benefícios ajudam a melhorar a saúde do couro cabeludo, trazendo assim, uma ação adstringente maravilhosa, o que auxilia no controle da oleosidade, promovendo uma irrigação no couro cabeludo. Abaixo listamos os principais benefícios do alecrim para as medeixas.

Estimula o crescimento do cabelo:  O alecrim traz muitos benefícios para o cabelo, e está ligado ao fato dele estimular os folículos capilares, o tornando uma ótima alternativa para fortalecimento dos fios, prevenção de queda e até mesmo ajudar no crescimento do cabelo. O estudo realizado pela Pub Med em 2015, mostrou que o alecrim pode ser tão eficaz quanto 2% de Minoxidil.

Aumenta a circulação sanguínea: Estimula o fluxo sanguíneo e traz mais nutrientes para os folículos capilares e resulta em um cabelo mais saudável, fazendo seu cabelo ficar mais grossos e fortes.

Ajuda a melhorara as condições do couro cabeludo: Pode ajudar na limpeza do couro cabeludo, atuando da desobstrução dos folículos capilares, devido à ação vasodilatadora, estimulante e adstringente, e isso tudo acontece, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Um couro cabeludo limpo potencializa a circulação sanguínea local.

Combate o estresse oxidativo e do envelhecimento: Estimula a prevenção do envelhecimento precoce dos fios, graças às suas potentes habilidades antioxidantes.

Quão eficaz é o alecrim para o crescimento do cabelo – e engrossa o cabelo?

No estudo realizado pela Pud Med, onde mostra a eficácia do alecrim, mostrou que ele pode funcionar muito bem, e por ser natural não irá danificar seu cabelo. Contudo o uso do Minoxidil pode trazer alguns problemas quando é usado de forma errada, fazendo o efeito contrário que é a queda capilar. Ou seja, o alecrim pode ser seu melhor aliado na hora de fazer seu cabelo crescer de forma natural, pois sua ação estimulante pode regenerar as células folículos pilosos, a fim de estimular o crescimento do cabelo.

Para que tipo de cabelo o alecrim é melhor?

Boas notícias: o alecrim pode ser usado em todos os tipos de cabelo. Deve-se adicionar outros ingredientes, de acordo com o tipo de cabelo. O tônico essencial de alecrim pode ser usado, mas com o devido cuidado, já que é um ingrediente com vários componentes. Mas, como acontece com qualquer suplemento de ervas, que é conhecido por ter benefícios medicinais, os consumidores devem consultar seus médicos e dermatologistas antes de iniciar o uso.

Agora que você já conhece os benefícios do alecrim para o cabelo, vamos descobrir como usá-lo, e aplicá-lo na sua rotina de cuidados capilares para ter um melhor resultado?

Chá de alecrim

A maneira mais segura e fácil de usar a planta é através de um chá, que pode ser usado sozinho ou misturado no shampoo e condicionador. O chá é muito simples de ser feito, veja só:

_ferva duas xícaras de água com duas colheres de sopa de alecrim fresco;

_após ferver, tampe a panela e deixe esfriar;

_quando frio, coloque em um borrifador limpo.

Após fazer esse processo, é só ir borrifando no couro cabeludo, massagear e deixar agir por 20 minutos. Depois, siga sua rotina de lavagem dos fios normalmente. Ah, e caso você não tenha um borrifador, pode aplicar com a ajuda de um algodão.

Óleo de alecrim

O óleo é outra receita mais simples e que traz todos os benefícios do alecrim para o cabelo. Para fazê-lo, você irá precisar de:

_folhas de alecrim, de preferências frescas;

_azeite de oliva extra virgem.

Agora aqueça o óleo em fogo baixo e, em seguida, adicione o alecrim e misture até que as folhas estejam murchas. Então, é só deixar cozinhar por mais um minuto em fogo alto e desligar o fogo. Guarde o seu óleo em um recipiente com tampa e, ao usar, dilua a mistura para evitar irritações. 

Lembrando que ao usar o óleo de alecrim, é preciso diluir em água primeiro para evitar irritações no couro cabeludo. Você pode usar cerca de 20 a 30 gotas do óleo em um copo de água antes de passar a mistura pelos fios. Depois, é só deixar agir por cerca de 10 minutos e lavar o cabelo normalmente. 

Veja mais: Água de arroz no cabelo: 3 formas de usar e os principais benefícios

Agora você sabe como usar e os principais benefícios do alecrim para o cabelo. Quanto à melhor frequência de uso para ver os resultados, comece aplicando algumas vezes por semana e depois avalie e aumente conforme necessário. Para o crescimento do cabelo, pode levar até seis meses para ver os resultados, de acordo com a pesquisa. Enfim, até o próximo post.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prev Post

Bermuda para os dias quentes

As bermudas masculinas que estão bombando em 2022

junho 27, 2022

Next Post

Tatuagem na mão masculina

+60 inspirações de tatuagem na mão para você fazer a sua

julho 18, 2022