como começar a correr

6 dicas infalíveis para quem quer começar a correr

junho 20, 2022Pedro

Está decidido começar a correr, até comprou um tênis novo e roupas de corrida. Mas sente que não tem resistência física alguma para colocar o pé na rua (ou na esteira)? Veja essas dicas para conseguir alcançar esse objetivo!

Correr é um exercício que traz inúmeros benefícios, e você provavelmente já ouviu falar de várias dessas vantagens de começar a correr sozinho: autoestima elevada, perda de peso, coração mais forte, músculos mais firmes, enfim, correr é algo bom todo mundo sabe. Porém, implementar uma rotina de exercícios pode ser mais complicado do que se imagina.

Começar a correr pode fazer sua rotina do dia a dia mudar completamente, pois os benefícios que a prática desse exercício pode trazer, vão ser benéficos para a sua saúde. E pensando nisso separamos algumas dicas para você iniciar a correr e tomar gosto pelo exercício.

Veja também: 5 treinos para quem não gosta de academia

Se você quer começar a correr, mas acha que é necessário um super condicionamento físico ou muita força, calma que viemos te ajudar. 

Comece aos poucos

Pode parecer besteira, mas ir com calma é um ponto essencial para quem quer começar a correr. Não queira já de início correr muitos quilômetros, além do risco de uma lesão séria, você só irá se frustrar por não conseguir alcançar o objetivo. Dessa forma é importante que você respeite os limites do seu corpo, comece com uma meta que você consiga alcançar e depois vá aumentado aos poucos.

Faça corrida intervalada

Quer aumentar sua resistência começar com uma corrida intervalada é uma ótima escolha para dá inicio aos seus objetivos. Comece alternando corrida e caminhada em intervalos curtos, seja na esteira ou na corrida ao ar livre. Não tenha vergonha de descansar entre os intervalos da caminhada, para que assim o corpo possa descansar um pouco e você recuperar o fôlego.

Se recupere

O descanso é muito importante para quem está começando a correr! Saio para correr e conseguiu atingir seu objetivo, ou até conseguiu ultrapassar? Ótimo! Mas, antes de prosseguir com a corrida, o corpo precisa de descanso para se recuperar e para passar longe de lesões, ainda mais se você começou a correr há pouco tempo e seu condicionamento ainda não é alto.

Vá com calma

Correr é uma atividade que fazemos desde criança, e apesar de parecer a coisa mais simples do mundo, como esporte, a corrida é muito desafiadora. Quem é iniciante dificilmente domina a técnica correta, e isso torna o exercício ainda mais difícil do que precisa ser, desperdiçando energia e maltratando seus músculos. Por isso é importante dizer novamente, vá com calma, não queira começar a correr 10km do dia para a noite.

Respeite os limites do seu corpo

Esse é um dos tópicos mais importantes para quem quer começar a correr e manter esse hábito e esporte na sua rotina. Respeitar os limites do seu corpo é muito importante para que essa atividade física seja realizada ao um logo prazo. Quando sentir dor, respeite seu corpo: pare de correr e caminhe. Respire com calma, em ritmo de relaxamento. Não retorne a corrida até a dor sumir, e quando retomar, retorne em ritmo mais lento, até retomar a força e o fôlego.

Pratique outras atividades

Para melhorar seu fôlego e condicionamento físico, principalmente fortalecer os músculos da coxa e do peitoral é ideal fazer outros exercícios que melhorem a sua capacidade respiratória, e também exercícios de musculação. Não deixe que a corrida seja a única atividade física que você prática.

Veja também: Autocuidado masculino: como adotar essa prática em sua rotina

Praticar um esporte como a corrida também é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cérebro em termos de humor, memória e aprendizado. Colocar essas dicas em prática vai te ajudar a começar a correr, e vai ajudar você a ter um melhor rendimento no seu dia a dia.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prev Post

tatuagens masculinas

+20 tatuagens masculinas para se inspirar e chamar de sua

maio 30, 2022

Next Post

Bermuda para os dias quentes

As bermudas masculinas que estão bombando em 2022

junho 27, 2022