Pontas duplas em cabelo cacheado

Pontas duplas em cabelo cacheado: o que são e 6 dicas de como evitar

dezembro 27, 2021Pedro

As pontas duplas em cabelo cacheado são um dos maiores pesadelos de quem ama seus cachos. Resultado do acúmulo de danos capilares, elas deixam os fios com aquele aspecto de palha, que é super incômodo e impacta no visual.

Descobrir como acabar com as pontas duplas é um dos principais desejos de quem precisa lidar com o problema. Afinal de contas, só a tesoura pode resolver essa questão? Nesse post, você irá descobrir a melhor maneira de tratar as pontas duplas em cabelo cacheado, sem precisar cortar, afinal, nem sempre um corte resolverá tudo.

Existem tratamentos e técnicas de cuidados no dia a dia que vão desde a lavagem até a finalização dos fios que podem ajudar a reparar a saúde e o aspecto das pontas. Hoje iremos responder as principais duvidas e explicar como tratar as pontas duplas em cabelo cacheado.

O que são as pontas duplas e por que elas se formam nos fios?

Mesmo sendo um problema bem conhecido, muita gente ainda se pergunta o que são pontas duplas. Na prática, elas são resultado do desgaste da fibra capilar. Em resumo, os danos causados por processos químicos, mecânicos e até mesmo fatores externos, como sol e vento, ressecam os fios e danificam as cutículas do cabelo. A parti daí, o fio vai perdendo todos os nutrientes importantes que ajudam a manter a qualidade e saúde do fio.

Entretanto, nem sempre conseguimos manter a saúde dos fios em dias, mas, você deve ter em mente que manter uma rotina de cuidados constante é muito importante para manter os cabelos bonitos e bem tratados porque elas são uma película localizada na parte mais externa dos fios, responsável por protegê-los. Quando não temos os cuidados necessários no dia a dia e exageramos nas agressões, as cutículas se abrem e, em alguns casos, até deixam de existir. 

Como já sabemos as pontas são as partes mais antiga e sensível do cabelo, isso porque elas estão distantes do couro cabeludo, elas são mais frágeis e, com os danos, acabam se dividindo – e é assim que as pontas duplas aparecem. Cabelos cacheados extremamente danificados e com muita perda de cutículas, a fibra capilar pode se fragmentar em mais partes, que deixam o cabelo com aspecto espigado e opaco.

O ressecamento é um dos principais fatores que acabam deixando a saúde do cabelo ruim, e isso vai aumentando as pontas duplas de todo o cabelo, aqui no blog já falamos de como evitar o ressecamento no seu cabelo. O uso de secador, a forma de pentear e produtos inadequados para seu cabelo, são alguns dos fatores que ajudam na formação de pontas duplas.

Como evitar pontas duplas: é possível prevenir os danos no dia a dia?

O cabelo com pontas duplas dá um pouquinho de trabalho para ser corrigido sem cortar, a melhor coisa que você pode fazer é cuidar dos fios para evitar que eles cheguem num estado crítico. E para ajudar vocês nessa etapa, separamos algumas dicas para evitar as pontas duplas em cabelo cacheado.

01. Use protetor térmico

Se você tem o costume de usar o secador todos os dias, para deixar secar o cabelo mais rápido ou até mesmo dá volume no cabelo, é importante que você faça o uso de um protetor térmico. É esse produto vai formar uma película protetora que vai envolver os fios capilar. Porém ainda sim mesmo utilizando o protetor térmico o cabelo ainda sofre com o calor, porém bem menos do que se não utilizasse o produto.

02. Cuide do cabelo desde a lavagem

Os cuidados capilares sempre começam na lavagem, especialmente se você quer prevenir pontas duplas. Passe o shampoo apenas no couro cabeludo, evite passar no comprimento dos fios e as pontas, que geralmente são mais secas que a raiz, que é mais oleosa. Na hora do enxágue, a espuma que escorrer da raiz para as pontas já será o suficiente para limpar todo o cabelo.

03. Invista em finalizadores com função de tratamento

Seja o leave-in ou o creme de pentear, invista em produtos com função de tratamento para que eles continuem tratando e protegendo suas pontas ao longo do dia. Investir em produtos que devolva todos os nutrientes importantes dos fios, é muito importante para manter toda a saúde do cabelo cacheado. Escolha produtos com ingredientes que têm ação nessa região dos fios, como as ceramidas.  Os óleos capilares é seu grande aliado nesse momento e pode ser reaplicado ao longo do dia se houver necessidade.

04. Invista nos tratamentos do cronograma capilar regularmente

Ter uma rotina de cuidados capilar é muito importante e fundamental, não apenas para evitar as pontas duplas, mas qualquer outro dano. As hidratações são importantes para repor água e minerais na fibra dos fios, deixando as pontas hidratadas e macias. Já as nutrições vão repor os lipídios, prevenindo o ressecamento, a opacidade e a quebra. A reconstrução capilar ajuda a fechar as cutículas e fortalece as madeixas, combatendo os danos. 

05. Pentear o cabelo corretamente

Ao pentear o cabelo é essencial que comece pelas pontas, isso evita demais a quebra dos fios. No blog, já falamos qual a maneira correta de pentear o cabelo cacheado/crespo da forma correta, e claro sem agredir o aspecto do cabelo.

06. Use bons condicionadores

Os condicionadores tem a função de selar as cutículas para que a hidratação permaneça nos fios. Então quando mais hidratado menos pontas duplas. Logo após lavar o cabelo com shampoo, use a hidratação e para manter todos os nutrientes finalize a lavagem com condicionador.

Veja também: Saiba como evitar caspa em cabelo cacheado e como controlar

Mesmo que você não tenha tempo de manter a rotina do cronograma capilar regrada, invista nesses cuidados sempre que puder.  São com essas dicas que você conseguirá manter uma rotina organizada e evitara essas pontas duplas no cabelo cacheado. Enfim, até o próximo post.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prev Post

papete masculina

6 looks com papete masculina para copiar agora mesmo para seu estilo

dezembro 13, 2021

Next Post

homens estilosos - JUSTIN BIEBER

11 homens estilsos que queremos roubar todos os looks

janeiro 10, 2022