CO – Wash lavar o cabelo só com condicionador

8 de ago de 2019

Semana passada, testei a técnica co-wash pela primeira vez no meu cabelo. É uma maneira interessante para cuidados dos fios, essa técnica serve para todos os tipos de cabelo.
Essa é uma técnica mais relacionada com low/no poo, é praticado por pessoas que aderem a essa técnica. Mas isso não impede que você use essa técnica na sua rotina capilar, qualquer pessoa pode fazer a lavagem com o condicionador. E não fique preocupado que é bem fácil de entender, você vai até se surpreender como essa técnica é simples de fazer. A técnica pode trazer diversos benefícios aos fios, desde que seja feita de forma correta, se ficou curioso pra saber como essa técnica funciona, continue lendo esse post.

O que é co-wash e como fazer

Co-wash é simplesmente uma técnica para lavar o cabelo apenas usando o condicionador! Sim: simples, fácil e ousado. Confesso que quando vi essa técnica pela primeira vez achei estranho, mas minha curiosidade falou mas alto, foi ai que me aprofundei nesse assunto para poder conhecer mais sobre essa técnica. O que difere da limpeza que o shampoo proporciona é que o condicionador tem agentes emolientes que são capazes de promover limpeza aos fios. Sabe aquela dias corrida que você tem vontade de lavar o cabelo todo dia? Pois é, se você lavar apenas com shampoo, vai ressecar. Se você lavar apenas com água, fica com o cheiro que não é legal e sujinho. A solução ideal é o co-wash. E é possível lavar os cabelos com condicionador sem deixá-los sujos ou oleosos!

Mas atenção não é qualquer condicionador que funciona para fazer esse método de lavagem co-wash. É necessário escolher condicionadores livres de parafina, silicones insolúveis em água e petrolatos.


Quantas vezes por semana posso lavar o cabelo com condicionador? 

Isso vai depender muito da sua rotina capilar e dos seus fios. Eu consigo passar quatros dias sem lavar o cabelo com o shampoo, depois de conhecer o co-wash passei a lavar meu cabelo com o condicionador, mas isso não significa que abandonei o shampoo, apenas é uma maneira de agredir tanto o cabelo.

Veja também: CRONOGRAMA CAPILAR: VOCÊ SABE O QUE É? E COMO FAZER?

Quais são os benefícios do Co-wash? 

Usar essa técnica para lavar os cabelos é a maneira mais adequada para deixar os fios protegidos durante a higienização, porém, essa técnica é mais indicada para cabelos cacheados e crespos, afinal, são os mais ressecados. O co-wash evita o ressecamento e preserva a nutrição do cabelo. O shampoo tradicional elimina toda a oleosidade natural dos fios, além, também, das impurezas. Cabelos cacheados e crespos já são naturalmente mais ressecados perdem ainda mais sua oleosidade.

Como fazer co-wash? 

É bem simples o processo de limpeza, basta substituir o shampoo pelo co-wash na higienização de rotina. Após o uso do condicionador de limpeza é preciso realizar a hidratação capilar, como de costume. A hidratação para cabelos cacheados e crespos é fundamental para manter os fios nutridos, saudáveis e fortes.

Como falei, você não deve larga o shampoo de vez. Lembre-se que é possível intercalar o uso do shampoo com o co-wash. Não sigo as técnicas low pow e nem o no pow, por tanto intercalo, e procuro sempre usar shampoo que não agride tanto o cabelo.

O que acharam? Me conta também, se você usa essa técnica e o que acha?

Postar um comentário

@epedrohen

© S.O.S Pedro | Moda, beleza & lifestyle.. Design by FCD.