Cronograma capilar: Você sabe o que é? E como fazer?

12 de ago de 2019

Cada cabelo precisa de cuidados diferentes, e os cuidados dedicados a ele podem variar também de acordo com o estado de cada cabelo. Tenho certeza que você já ouviu falar em cronograma capilar e ficou com dúvida sobre o que séria isso.
Cronograma capilar
E quem tem cabelo cacheado ou crespo, não pode deixar de seguir um cronograma capilar, não que ele seja obrigatório usar, mas é ótimo para cabelos que estão muito danificados. Ele vai manter o cabelo definido, sem frizz, com mas brilho, macios e volumosos, essa agenda capilar é indicada para todos os tipos de cabelo, mas especificamente para cabelos com químicas. Os cacheados que nunca usaram química precisam de uma agenda de cuidados diferente dos que já passaram por processo químico.

Mas o que é cronograma capilar? 

É uma maneira de cuidar dos fios em forma de agenda. O objetivo é devolver todos os nutrientes que vamos perdendo durante o dia-a-dia, ou até mesmo os que passaram por processo químico. O cronograma capilar é divido em três etapa: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Abaixo explicarei o que cada etapa ira fazer nos fios.

Hidratação: Essa etapa vai repor a água dos fios, você pode fazer quantas vezes quiser, e for necessário na semana. 

Nutrição: Vai repor o óleo aos fios. Deve ser feito com óleos de origem vegetais, essa etapa é para cacheados, nosso cabelo por ser enrolados dificulta a chegada do óleo natural chegar as pontas fazendo assim com que nosso cabelo fique mais ressecado. Pessoas com cabelos oleosos e lisos devem fazer menos nutrições semanais. 

Reconstrução: Vai repor a queratina do cabelo. Ela é fundamental para nossa estrutura capilar e, ajuda na reposição de proteínas. 

As etapa do cronograma capilar deve ser feita separadamente (nunca faça no mesmo dia). Cada etapa deve ter um intervalo de 48 minutos, a agenda vai ser criada de acordo com a necessidade do seu cabelo. 


Quando devo fazer o cronograma capilar?

Como já disse aqui no blog, o cabelo cacheado e crespo tende a ser naturalmente mais ressecado devido a sua curvatura que impede que a oleosidade natural dos fios cheguem até as pontas, com isso os fios cacheados e crespos precisam sempre de cuidados maiores. Não necessariamente deve ser uma regra o uso do cronograma capilar, mais se você esta passando por transição capilar ou está ainda no inicio com o crescimento do seu cabelo é super útil um cronograma desde o começo, e ele é indicado para todos os tipos de cabelo, seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo.


Como fazer um cronograma? 

Assim que decide criar uma agenda para cuidar do meu cabelo, fiquei com essa duvida. Depois de pesquisar bastante achei uma forma para ajudar todos que estão pensando em fazer seu próprio cronograma capilar. Não adianta ir no google e pesquisa um cronograma capilar, pós os que aparecerem vai ser o tratamento que aquele cabelo precisa, como falei no começo do post, cada cabelo vai precisar de cuidados diferentes.

Se seu cabelo estiver opaco e com pontas duplas, seu cabelo precisa de mais hidratação. Se ele estiver muito ressecado, seu cabelo precisa de mais nutrições. E se ele estiver quebradiço e poroso, seu cabelo precisa de reconstrução. Já a hidratação você pode fazer quando quiser pós ela não tem contra indicação, pode ser feita sempre que quiser, já a nutrição deve ser feita apenas de acordo com a necessidade. Você pode usar meu cronograma para montar o seu seguindo o que seu cabelo precisa.
Estava em um grupo de cacheados onde compartilhávamos várias dicas, e lá indicaram um app para ajudar a fazer seu próprio cronograma capilar, e claro baixei e fui testar - e ele é bom mesmo! O app é super fácil de mexer e, ao instalar no seu celular, você passa por algumas perguntinhas que ajudam na criação do seu próprio cronograma capilar. Ele sugere que você coloque um fio na água para saber a respeito da força, hidratação e porosidade, pede para que você puxe e parta o fio em dois para testar elasticidade e muitas outras coisas. Depois de todas essas perguntas, ele te conta o que realmente o seu cabelo precisa.

Ao final ele lista seu cronograma capilar, abaixo fiz esse cronograma de acordo com as necessidades do meu cabelo


O app ainda tem a opção de ativar alarmes, para saber a hora de cada etapa. O app esta disponível para IOS / ANDROID.

A tabela acima é o cronograma que eu estou usando, pós vai suprir todas as necessidades que meu cabelo precisa, o seu pode ser diferente. Para fazer seu próprio cronograma, você precisa conhecer o seu cabelo, por que assim você vai entender do que ele realmente precisa, ou seja,  você pode adaptar o meu cronograma para a sua necessidade.

Se tiver mais dicas para compartilha, deixe aqui nos comentários, e se gostou do post não esqueça de compartilha.

Postar um comentário

@epedrohen

© S.O.S Pedro | Moda, beleza & lifestyle.. Design by FCD.