Como diminuir o frizz em cabelos cacheados e crespos

29 de jul de 2019

O frizz é a reclamação de crespos, cacheados e andulados, e uma das maiores causas do frizz é o ressecamento, esse tipo de cabelo têm, sim, uma tendência maior a sofrer com o problema. Pós o formato do cabelo influencia muito a causar esse tipo de problema, o design do fio é espiral, por esse fator a oleosidade natural precisa enfrentar obstáculos físicos para conseguir chegar até as pontas. O frizz aparecem com mais frequência ainda quando falta hidratação, quando há quebra, fraqueza, fragilidade e umidade no ar. 
cabelo cacheado
O frizz pode aparecer em qualquer tipo de cabelo, mas é mais recorrente nas cabelos encaracolados, que é o meu caso. A cada dia vou descobrindo mais coisas para melhorar o meu cabelo, e isso me faz amar cada dia mais o meu cabelo, e o melhor é dividir tudo com vocês.

Veja as dicas para diminuir o frizz em cabelos cacheados e crespos


Invista em uma fronha de cetim
Alguns tecidos, tiram a umidade dos fios e aumentam a eletricidade estática, a maior causadora do frizz. Mesmo arrumando os cachos antes de dormir, basta deixá-los soltos para acordar no dia seguinte com os fios cheios de frizz e sem definição. E para resolver esse problema substitua sua fronha tradicional por uma de cetim, tecido que não tira a oleosidade natural do cabelo e ainda ajuda a manter os cachos mais definidos no dia seguinte.

O algodão das fronhas comuns rouba toda a umidade do cabelo e a fricção dos fios resulta naquele visual sem definição no dia seguinte, que acontece na maioria dos cacheados que não usam cetim, você também pode optar por usar uma touca feita com cetim, para usar na hora de dormir.

Veja também: CRONOGRAMA CAPILAR: VOCÊ SABE O QUE É? E COMO FAZER?

Monte um cronograma capilar

É muito importante ter uma rotina de cuidados com o cabelo, para manter ele sempre saudável. Por isso é importante que você tenha um cronograma capilar, que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cabelos ressecados têm uma maior tendência de arrepiar, é aí que o cronograma capilar entra, para ajudar a manter sempre saudáveis e hidratados.

Não lave os cabelos com água muito quente

Lavar o cabelo com água quente faz mal e pode deixa-lo ressecado e opaco. A água quente pode ser relaxante para o corpo, mais para o cabelo não é nada bom, pós os fios acabam ficando mais frágil, ásperos e sem movimento. Isso pode aumentar ainda mais o frizz do seu cabelo, evite lavar o cabelo com água quente, opte por lavar com água mais fria.

Mudar a maneira de como o cabelo é secado após a lavagem

O frizz é um fenômeno estático, e o atrito é responsável pelo aumento dos fios arrepiados. Uma sugestão que mudara a forma que seu cabelo seque é: Deixar secar naturalmente, mas se estiver muito apressado use um pano de algodão para fazer o secamento do seu cabelo, ou até mesmo papeis toalha (de cozinha mesmo) ou se preferir pode usar o secador com o jato de ar frio, isso ajudara ainda mais na diminuição do frizz em seus fios.

Não prenda o cabelo molhado. 

As vezes quando estamos muitos apressados pra sair de casa ou até mesmo por conta do calor, acabamos amarrando o cabelo ainda molhando, já vi muitas pessoas fazendo isso, ao terminar de lava o cabelo e finalizar depois amarram o cabelo. Essa prática tem prejuízos terríveis para os fios, que tendem a ficar mais frágeis na raiz e pode até resultar na queda das madeixas e aumento de frizz por todo o cabelo. 

Esfregar o cabelo em toalha


Já é um costume de todo mundo esfregar a tolha no cabelo para retirar o excesso de água. Pois saiba que essa prática é muito prejudicial aos fios, podendo resultar em quebra e nos terríveis frizz. Para resolver esse problema escolha uma toalha de microfibra para ajudar a manter a saúde do cabelo, já que o cabelo úmido fica mais frágil e suscetível à quebra e ao frizz.

Espero que esse post possa te ajudar. Se você conhece mais técnicas que possam ajudar a diminuir o frizz no cabelo, não esqueça de deixar aí nos comentários. Até o próxima post.

2 comentários

@epedrohen

© S.O.S Pedro | Moda, beleza & lifestyle.. Design by FCD.