Tipos de frizz e como cuidar

O frizz é a reclamação de crespos, cacheados e ondulados, e uma das maiores causas do frizz é o ressecamento, nós crespos e cacheados têm, sim, uma tendência maior a sofrer com o problema.  Pós o formato do cabelo influencia muito a causar esse tipo de problema,  o design do fio é espiral, por esse fator a oleosidade natural precisa enfrentar obstáculos físicos para conseguir chegar até as pontas. O frizz aparecem com mais frequência ainda quando falta hidratação, quando há quebra, fraqueza, fragilidade e umidade no ar.

cachos-perfeitos
Foto por: Pinterest
No post de hoje vamos falar de quatro tipos de frizz, isso mesmo, o frizz sempre fez parte de nossas vidas, mas vale lembrar que não temos cabelo de bonecos ou bonecas o frizz faz parte de nossa rotina. Ao criar esse post não estou com nenhuma intenção de fazer você acreditar que vai reduzir o frizz do zero. Por outro lado, é sempre bom conhecermos melhor nossos cabelos naturais, para que assim teremos o cabelo bem cuidado e bem mais saudável. Lembrando que não sou nenhum especialista, sou vou falar por problemas que todo cacheado ou crespa passa, mas vamos deixar de enrolação e vamos aos tipos de frizz.

Frizz por atrito
No nosso dia a dia, nossos cabelos entram em contato com vários objetos: travesseiro, toalha, pente e etc. Além disso também não resistimos e toda hora estamos pegando, dando uma arrumadinha dali e daqui, esse é um dos principais fatores do frizz por atrito. Constantemente os fios entram em atrito, acumulando várias cargas elétricas, e já estudei esse fenômeno em física a eletricidade estática, por isso o aspecto de armado nos fios.

Quando estamos mexendo na rais do nosso cabelo, fazendo movimentos para "soltar" a raiz e deixar o cabelo com volumão pós é, estamos criando um atrito  e contribuindo para que os fios fiquem mais afastados um do outro. Mas se você ama volumão, o frizz é essencial.

Possíveis soluções:
  • Evitar o uso de tolhas comum, e começar a usar toalha de microfibra ou camisa de algodão.
  • Opte por pentes de madeira ou de metal.
  • Se você gosta de usar o difusor pra dá aquele volume, uma boa dica é usar um jato frio após finalizar a secagem.
Frizz por falta de umidade 
Em lugares com o clima extremamente seco, quando as chuvas são menos frequentes, você já notou uma mudança nos seus fios? A baixa umidade tem efeito direto nas madeixas, o que intensifica o aparecimento de frizz. Isso também pode estar acontecendo por falta de hidratação, ou até mesmo, por agressões química.

Possíveis soluções:
  • Invista em uma boa hidratação
  • Usando a água ao nosso favor: Finalize com os cabelos ainda molhada
  • Proteger nos dias mais quentes com:  chapéu, lenços, bandanas, etc.
  • Vale lembrar também que a alimentação equilibrada é central para fios saudáveis.

Frizz por falta de corte 
Um corte pode alterar aspectos como movimento, volume e/ou definição de cabelos crespos e cacheados.  Os fios quando passam meses ou anos sem um corte adequado podem perder o balanço e a forma.

Possíveis soluções:
  • Procure por profissionais especializados que entenda o tipo de corte pra deixar seu cabelo mas saudável possível. Faça cortes regulares, conforme a necessidade dos seus fios. 
Prontinho saparei alguns dos frizz que conheço e que já passei e paço. Espero que esse post possa te ajudar a entender melhor sobre seu cabelo. 


ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS


Comentários

  1. obrigado :)

    ótimas dicas!

    NEW PERSONAL POST | HAVE A WONDERFUL MERRY CHRISTMAS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha pensado o porque do frizz. Muito legal seu post. Meu cabelo é ondulado, então foi muito legal ver as causas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedro, muito legal você fazer esse post sobre as possíveis causas do frizz, ultimamente estou tendo muito com meu cabelo, e já vou experimentar uma das suas dicas pra ver se ajuda ^^

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você gostou, espero que essas dicas poça te ajudar com seu cabelo.

      Excluir
  4. Eu sempre tive muito friz, percebi diferença quando comecei hidratar mais os meus fios. Tanto que quanto fico muito tempo sem fazer, já começa a aparecer.

    Adorei as dicas, não sabia das outras causas.

    Beijos da Nah
    www.oxifalei.com.br

    ResponderExcluir
  5. Very lovely post..Thanks for sharing this.

    https://sugarhilll.blogspot.com/2018/12/holiday-sexy-two-piece-lace-lingerie.html

    ResponderExcluir
  6. Suas dicas estão incríveis realmente o frizz é algo que incomoda!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu já tive vários tipos de frizz, principalmente com o travesseiro. Já cansei de dormir com o cabelo alinhado e acordar cheio de frizz. Já me falaram pra comprar fronha de cetim que melhora isso do frizz, sigo aqui em busca, haha! Adorei o post e as dicas!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso uma fronha de cetim, e garanto, é ótimo para para quem sofre com o frizz.

      Excluir
  8. Que poste com infomações maravilhosas.
    Ótimas dicas!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. AMEI este post, super informativo. ♥ O meu é mais por atrito mesmo.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante, Pedro! Eu nem sabia que existiam essas diferenças de tipos de frizz. Vivendo e aprendendo, né? Já vou aplicar as dicas.

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, assim no começo também não sabia da existência desses frizz, mas depois de muita pesquisa e muito estudo aprendi sobre esses frizz e trouxe aqui pro blog.

      Excluir
  11. Gostamos do post, temos o cabelo cacheado e ultimamente está com bastante frizz, temos que mudar alguns hábitos como usar toalha comum e também fazer um bom corte para ver se diminui um pouco com ele!!

    beijos

    onlyinspirations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Love these curls. This hairstyle is awesome!
    I just followed your lovely blog. Hope you follow back and let's keep in touch.
    Happy 2019!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  13. Realmente o frizz é uma espécie de termômetro pra saber quando o cabelo precisa de mais atenção aos detalhes, no meu caso, por exemplo caprichar ainda mais na hidratação, definição e também cuidar do corte. Ótimas dicas!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top